O agrupamento é composto por quatro secções

1ª Secção - Lobitos

Na idade de Lobito (6 – 10 anos), o importante é brincar com os outros, no meio da alegria e da imaginação. O Lobito gosta de inventar jogos, gosta de brincar, de coleccionar toda a espécie de coisas. A sua curiosidade é inexcedível. O escutismo propõe-lhe “Caçadas” apaixonantes em torno de interesses comuns, apoiadas por contos e lendas conhecidos.Ao nível das unidades locais, terrestre ou marítimas, o CNE distribui os seus membros etariamente:

2ª Secçao - Exploradores

Os Exploradores (10 – 14 anos) estão na idade de querer descobrir o mundo e a vida; é a idade da aventura, dos projectos fabulosos, dos heróis invencíveis. O Escutismo propõe-lhes a “Aventura”/”Expedição”, verdadeiramente decidida em comum e vivida por todos, na qual a pessoa de um herói é ao mesmo tempo um desafio e o cimento necessário à coesão do grupo.

3ª Secção - Pioneiros

Entre os 14 e os 18 anos é a idade do grande desafio: os jovens querem dar provas do que são capazes, querem ver reconhecida a sua personalidade, desejam conhecer os outros a fundo, viver em grupo e, com eles, “ajudar a transformar o mundo”.

O “Empreendimento” é uma acção criada, enriquecida e vivida em grupo, onde muito se descobre e muito se constrói, onde a função e a responsabilidade de cada um, tal como a cooperação entre equipas, são igualmente indispensáveis para o êxito final.

4ª Secção - Caminheiros

A partir dos 18 anos, os jovens encontram-se numa encruzilhada: a esperança e o desejo de encontrar um lugar no mundo dos adultos vêm chocar com a angústia e o medo de não o conseguir. É a idade das grandes opções. Através da autonomia progressiva em relação ao grupo, da aceitação de responsabilidades para com os outros, o Escutismo propõe-lhes, aos 22 anos, uma verdadeira “partida” para a vida construtiva e livre na sociedade dos Homens.

Procurar na página

© 2012 Todos os direitos reservados.